Descubra Mais

Google introduz novo “modo de inteligência artificial” no seu motor de busca

Google introduz novo “modo de inteligência artificial” no seu motor de busca
Google

Washington, 06 de março de 2025 (Lusa) – A Google anunciou na quarta-feira o lançamento de um novo “modo de inteligência artificial” no seu motor de busca, introduzindo um separador semelhante ao das imagens ou notícias, mas baseado num ‘chatbot’.

Atualmente disponível apenas como “experiência preliminar” para os subscritores do Google One AI Premium, esta funcionalidade permite responder a questões mais complexas, segundo a empresa.

“Pode perguntar qualquer coisa que tenha em mente e obter uma resposta útil com tecnologia de IA, além da possibilidade de aprofundar o tema com perguntas adicionais e links relevantes da web”, explicou a gigante tecnológica em comunicado citado pela agência Efe.

Com esta inovação, a Google pretende competir com plataformas como Perplexity e ChatGPT Search, que já oferecem sistemas de pesquisa baseados em IA.

“Como acontece com qualquer produto de IA em fase inicial, nem sempre acertamos. Embora o nosso objetivo seja que as respostas geradas pelo Inquérito se baseiem na informação disponível na web, algumas podem, involuntariamente, assumir uma personalidade ou refletir uma opinião específica”, alertou a empresa.

O maior desafio da IA generativa continua a ser a possibilidade de apresentar respostas bem estruturadas, mas incorretas.

Outra ferramenta de IA integrada no motor de busca da Google é o Overviews, que gera resumos automáticos de informações.

A empresa também anunciou que a AI Overviews passará a utilizar o Gemini 2.0, sua IA mais avançada, nos Estados Unidos.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *